Para quem é a promessa da salvação |
Como os israelitas recusaram obedecer a Deus, Ele deixou que eles tropeçassem, nas suas próprias paixões, e passou a abençoar os pagãos, a |
dar a herança dos judeus aos pagãos, para que assim Israel percebesse O que rejeitaram, e ficassem com ciúmes (desejo de atenção em |
exclusivo de alguém). |
Tendo ciumes, abririam os olhos, e voltar-se-iam para Deus e seriam salvos. |
Rm 10.21 |
Todos os dias estendi as minhas mãos a um povo desobediente e rebelde. |
Rm 11.8 |
Deus deu-lhes um espírito de torpor (falta de energia/embriaguez), olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem. |
Rm 10.19 |
Farei com que tenham ciumes, de um povo que não é povo. Provocarei a vossa ira contra um povo insensato. |
Rm 11.11 |
Mas assim aconteceu, para que a queda de Israel, tornasse possível a salvação para os pagãos, e para que Israel ficasse com ciúmes. |
Rm 9.6-8 |
A palavra de Deus não falhou, mas nem todos os nascidos de Israel são Israel; e nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão. |
Não é a geração natural que torna os filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendentes. |
Rm 9.16 |
Portanto, a escolha não depende da vontade ou esforço do homem, mas da misericórdia de Deus. |
Rm 11.1, 4-5 |
Será que Deus rejeitou o Seu povo? |
De modo nenhum,Deus não rejeitou o Seu povo, que Ele conheceu desde o princípio. |
Reservei para Mim 7000 homens, que não dobraram o joelho, diante de baal. (no tempo de Elias). |
É o que acontece hoje, sobrou um resto, conforme a livre escolha da graça. |
Rm 11.20-36 |
Mas, eles foram cortados, por causa da sua falta de fé, enquanto tu permaneces firme na fé. |
Não fiques cheio de soberba, mas de temor, porque se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará a ti, que és um enxerto |
(passagem) no lugar deles. |
Porque, alguns ramos foram cortados, e tu, oliveira brava, foste enxertada, no lugar deles, e agora recebes a seiva (líquido nutritivo que circula |
nas plantas) das raízes, não te envaideças nem desprezes os ramos. |
Considera a bondade e a severidade de Deus: |
. Severidade - para aqueles que caíram; |
. Bondade - para contigo, com a condição, porém, de que sejas fiel a essa bondade. |
Doutra forma, também tu serás cortada. |
Quanto a eles, se não permanecerem na sua falta de fé, serão enxertados de novo, pois Deus é capaz de os enxertar de novo. |
O endurecimento, de uma parte de Israel, vai durar até que chegue a plenitude das nações.(72 semanas) |
Então, todo o Israel será salvo. |
At 13.46-47 |
Era preciso anunciar a palavra de Deus, em 1º lugar, a vós judeus. Mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, |
vamos dedicar-nos aos pagãos, pois foi esta a ordem que o Sr. nos deu. |
At 15.14-16 |
Deus tomou homens, das nações pagãs, para formar um povo, dedicado ao Seu nome. |
Depois disto, voltarei e reconstruirei a tenda de Davi, que havia caído. |
Reconstruirei as ruínas que ficarem, e reergue-la-ei, a fim de que, o resto dos homens, procurem a Deus, juntamente com todas as nações, |
que foram consagradas ao Meu nome. |
At. 15.8-9, 11, 19-20 |
Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor dos pagãos, dando-lhes o Espírito Santo, como a nós. |
Deus não fez nenhuma distinção, entre nós e eles, purificando-lhes o coração, mediante a fé. |
É pela graça do messias, que acreditamos ser salvos, exatamente como eles. |
Não devemos importunar os pagãos, que se converteram a Deus, com a história da circuncisão. |
Vamos somente frisar, que evitem o que está contaminado pelos ídolos (abster de carne sacrificada aos ídolos), |
as uniões ilegitimas, comer carne sufocada e o sangue. |
At. 28.26-29 |
Vai ter com este povo, e diz-lhe: |
Ouvireis, mas não compreendereis; |
Olhareis, mas não vereis. |
O coração deste povo está endurecido. |
Taparam os ouvidos e fecharam os olhos, para não ouvirem e nem verem, e assim não entendem com o coração nem se convertem e Eu não |
os curo. O coração deste povo está endurecido. |
Pois, ficai sabendo: esta salvação de Deus, será enviada aos pagãos, e eles hão-de escutá-la. |
Rm 3 |
Deus salva, não apenas judeus, mas toda a humanidade destruída pelo pecado, através do messias. |
Deus destinou-o, a ser vítima, que mediante o seu próprio sangue, nos consegue o perdão dos pecados, desde que acreditemos. |
(o messias é a nossa salvação, Deus o nosso Salvador.) |
Rm 8.14 |
Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. |
E se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus, herdeiros com o messias. Pois, uma vez que participamos nos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória. |
Ef 1.17-23; 2.1-9 |
Não cesso de dar graça por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para o Deus do nosso messias, o Pai da glória: |
- vos dê o espírito de sabedoria |
- vos dê revelação plena do Seu conhecimento |
- ilumine os olhos do vosso coração (abra os olhos) |
Para que saibais: |
- qual a herança dos santos, a esperança da vossa vocação |
- e conhecerdes a grandeza do Seu poder para connosco. |
Poder esse, que realizou no messias, ressuscitando-o dos mortos, e fazendo-o sentar-se à Sua direita nos céus, muito acima de todo o principado e |
autoridade; de todo o poder e domínio; e de todo o nome que nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. |
E sujeitou todas as coisas debaixo de seus pés, e para ser cabeça de todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo… |
Ele (Deus) vos salvou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo…entre os quais |
nós também andávamos, nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. E éramos, por natureza, filhos da ira como os |
demais. |
Mas, Deus sendo rico em misericórdia, pelo Seu muito amor com que nos amou, pois estando nós ainda mortos nos nossos pecados, nos salvou e |
ressuscitou, juntamente com o messias, e com ele nos fez sentar, nas regiões celestiais, junto com o Seu filho... |
Pela graça (misericórdia) de Deus é que sois salvos, por meio da fé (se acreditares), e isto não vem de vós, nem vem das obras, para que ninguém se |
glorie, mas é um dom de Deus (a fé que tendes, na promessa de Deus, que vos deu a salvação, não veio de vós próprios, mas foi Deus que vos deu). |
Ef 2.11-22 |
Lembrai-vos que outrora, vós gentios na carne,éreis chamados de incircuncisos, pelos que se diziam circuncidados, devido à circuncisão que se fáz |
na carne, com mão humana. |
Lembrai-vos que, estáveis naquele tempo sem o messias (luz-direção), separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não |
tendo esperança, e sem Deus no mundo. |
Pelo sangue e carne do messias, pela sua cruz, pelo sacrifício, pelo filho: |
- vós que estáveis longe, chegastes perto. |
- alcançamos a paz entre os dois povos, o qual de ambos (circuncisos e incircuncisos) fez um só povo, derrubando a parede de separação e inimizade |
que existia, reconciliando ambos com Deus, num só corpo |
- derrubou as ordenanças e leis do sacerdócio, que separava estes dois povos (gentios e israelitas) |
- ambos temos acesso ao Pai, no mesmo espírito. |
Assim, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros; antes sois concidadãos (irmãos) dos santos e membros da família de Deus; edificados (levantados) |
sobre o fundamento (obra) dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio filho a principal pedra da esquina (o alicerce, o suporte, o pilar, o que sustenta |
a obra). |
No filho, todo o edifício (corpo-gentios e israelitas) bem ajustado (santificado, firme na verdade), cresce (dá fruto), para formar um templo santo em |
Deus, a morada de Deus, em espírito. (para que a Sua palavra more em nós - a palavra é espírito). |
Ef 3.6 |
Os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa do messias, por meio do evangelho. |
Gl 2.16 - 4.8 |
O homem não é justificado (perdoado) por obras da lei (de Moisés), mas sim pela fé (acreditar) no messias… pois por obras da lei nenhuma carne |
será justificada. |
Pois, eu (Paulo) morri para a lei, a fim de viver para Deus. |
Já estou crucificado com o messias, e não sou eu mais quem vive, mas é ele (a sua palavra) que vive em mim. |
E a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. |
(o perdão vem pelo sacrifício do filho - que é a graça de Deus; e se aceditarmos nisso, e também crucificarmos a nossa carne, seremos salvos; não |
pela circuncisão da carne, mas a do coração.) |
Foi por obras da lei que recebestes o espírito, ou foi pelo ouvir com fé?... |
Aquele que vos dá o espírito, e que opera milagres em vós, acaso o fáz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé? |
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. |
(o crer, o acreditar naquilo que o filho disse, é obedecer aos seus ensinamentos, que foram enviados por Deus). |
Sabei, pois, que os que são da fé, é que são filhos de Abraão. |
A escritura, prevendo, que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente, a boa nova a Abraão: Em ti, serão abençoadas, todas as |
nações. |
Assim, os que são da fé, são abençoados com o crente Abraão. |
Pela lei ninguém é justificado, diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. |
A lei não é fé, mas: o que fizer estas coisas, por ela viverá. (a fé é crer em algo que não se fé, a lei vê-se) |
O filho nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldito por nós, pois está escrito: maldito todo aquele que for pendurado num madeiro. |
E isto, para que através do messias, viesse aos gentios a benção de Abraão: de recebermos, pela fé, a promessa do espírito. |
A lei só foi acrescentada por causa das transgressões, e duraria até que viesse o descendente, a quem a promessa tinha sido feita. |
A lei foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador (Moisés). |
(A lei foi criada para que tivéssemos consciência do pecado (para aprendermos o que é certo e errado, pois as leis aparecem quando há exageros ou desvios). Rm 1.15) |
De modo que a lei se tornou nosso guia (nos preparou o caminho), para nos conduzir ao messias. |
Mas depois veio a fé e assim já não estamos mais debaixo da lei. |
E a fé no filho é a boa nova : todos sois filhos de Deus, por meio dele. |
Fostes batizados (lavados) no filho (pelas suas palavras), e revestistes dele (enchestes dos seus ensinamentos). |
E se sois dele, então sois descendencia de Abraão, e herdeiros conforme a promessa (do espírito e da vida eterna) |
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a |
fim de recebermos a adoção de filhos. |
E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações, o mesmo espírito de Seu filho. |
Portanto, já não és mais servo, mas filho e herdeiro por Deus. |
Outrora, quando não conhecias a Deus, servias aos que por natureza não são deuses. |
Gl 4.22-5.6 |
Está escrito que Abraão teve dois filhos: um da escrava e outro da livre. |
O que era da escrava, nasceu segundo a carne; o que era livre, nasceu por promessa. |
Estas duas mulheres, são 2 pactos: |
- Agar - é o monte Sinai, no deserto da Arábia - e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos (para com a lei); |
- Sara - é o monte Sião, em Jerusalém - corresponde à Jerusalém de cima, que é livre, a qual é a nossa mãe. |
Pois está escrito: Alegra-te estéril, que não dás à luz! Esforça-te e clama, tu que não estás de parto! Porque mais são os filhos da desolada, dos que |
da que tem marido. |
Ora, vós sois filhos da promessa, como Isaque. |
Mas, como naquele tempo, o que nasceu segundo a carne, perseguia ao que nasceu segundo o espírito, assim o é também agora. |
(os israelitas perseguem os que acreditam nas palavras do messias). |
Mas, o que diz a escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum, o filho da escrava herdará com o da livre. |
Para a liberdade foi que o filho nos libertou. Então, permanecei firmes, e não vos joguei novamente ao jugo da escravidão (da lei). |
Eis que eu, Paulo, vos digo, se vos deixardes circuncidar, o filho para nada vos aproveitará. (pq a circuncisão da carne não serve para nada) |
E assim, estais obrigados a guardar toda a lei. |
Se vos justificais pela lei, separados estais do filho, da promessa e da graça. |
Nós, porém, aguardamos a esperança da justiça (perdão), que provém da fé, que opera pelo amor (graça de Deus). |
(Estamos livres da lei, segundo a graça do filho, pelo que agora viveremos pela fé na justiça de Deus, e herdeiros da promessa, sendo justificados |
pela cruz.) |
1Co 7.18-19 |
Foi chamado alguém, estando circuncidado? Permaneça assim. |
Foi chamado alguém na incircuncisão? Não se circuncide. |
A circuncisão e incircuncisão nada são, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. |
Rm 10.4 |
O messias é o fim da lei. (é o final das obras - é o 7º dia - dia de descanso) |
Gl 6.12 |
Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos, por causa da |
cruz do messias. |
Rm 1.16 |
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus, para a salvação, de todo aquele que crê. |
Porque no evangelho é revelada a justiça (perdão) de Deus. |
Rm 3.22-26 |
A justiça de Deus é manifestada no filho, para todos os que crêem. |
Porque todos pecaram e tirados estão da glória de Deus, sendo perdoados gratuitamente pela Sua graça, através da redenção (perdão) que há no Seu filho. |
Ao qual Deus propôs como propiciação (salvação), pela fé, no seu sangue. |
Isto: |
- para demonstrar a Sua justiça (o Seu amor), por ter Ele na Sua paciência, deixado de lado os nossos delitos outrora cometidos. |
- para que Ele seja Justo e o Salvador daquele que tem fé no Seu filho. |
Rm 4.3, 16, 19-25; 5.1 |
Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado (imposto) como justiça. |
Porquanto, procede da fé, o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja para toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também para a que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. |
E sem enfraquecer na fé…à vista da promessa de Deus, não vacilou por duvidar, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que, o Deus que lhe tinha prometido, também era Poderoso para o fazer. |
Não é só a Abraão que isso lhe foi justificado como justiça, mas também por nossa causa, nós os que cremos Naquele que ressuscitou o Seu filho dos mortos, o qual foi entregue, por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para nossa justificação (salvação). |
Justificados, pela fé, tenhamos paz com Deus, através do Seu filho. |
Rm 9.1-33 |
Nem todos os que são de Israel são israelitas, nem por serem descendência de Abraão são todos filhos, antes é através de Isac que virá a tua |
descendência. |
Ou seja, não são os filhos da carne que serão filhos de Deus, mas sim os filhos da promessa. |
Porque a palavra da promessa é esta: |
Por este tempo virei, e Sara terá um filho. |
Deus, querendo mostrar a Sua ira, o Seu poder, a riqueza da Sua glória, nos vasos de misericórdia, que somos nós, judeus e gentios, |
a quem nos chamou e que de antemão nos preparou para a glória - |
suportou com muita paciência, os vasos da ira, preparados para a perdição. |
Como está escrito em Oseías: Chamarei Meu povo ao que não o era, e amada à que não o era. |
E sucederá que, no lugar onde foi dito: Vós não sois Meu povo, aí sereis chamados: filhos do Deus vivo. |
Também Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o nº dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. |
Se Ele não tivesse deixado um remanescente seriamos como sodoma e gomorra. |
O gentios que não buscavam justiça, alcançaram-na pela fé, enquanto os israelitas, apesar de terem a lei, não alcançaram a justiça, porque a buscavam por obras e não por fé. |
Rm 10.19-21 |
Eu vos porei ciúmes com aqueles que não são povo; com um povo insensato vos provocarei à ira. |
Isaías usou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-Me aos que por Mim não perguntavam; |
Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente. |
2Co 5.1-5, 10 |
Nós sabemos que, quando a nossa casa terrestre deste mundo se desfizer, teremos uma casa espiritual eterna, vinda dos céus, feita pelo próprio Deus. |
Pois neste mundo gememos, desejando muito ser revestidos por essa nova habitação do céu, desde que estejamos vestidos (com vestes brancas – lavados com a palavra) e não nus (no pecado – como quando Adão e Eva pecaram e estavam nus). |
Pois para isto mesmo foi que Deus nos preparou (nos chamou e salvou), e deu-nos a garantia disso como prova o Seu próprio espírito. |
Porque é necessário, que todos nós sejamos presentes diante do tribunal do messias, para que cada um receba, segundo o que fez por meio do |
corpo, segundo o que praticou, bem ou mal. |
2Co 6.16-18 |
Que união pode haver entre o santuário de Deus e dos ídolos? |
Nós somos santuário do Deus vivo, como Ele disse: |
Neles habitarei, e entre vós andarei; Eu serei o seu Deus, e eles o serão o Meu povo. |
Portanto, saí vós do meio deles, e separai-vos, e não toqueis em coisa imunda, e Eu vos receberei; Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Todo-Poderoso. |
Cl 1.3, 5 |
Graças damos a Deus…por causa da esperança que vos está reservada nos céus… |
1Tm 4.10 |
Porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador do todos os homens, especialmente dos que creem. |
Fl 2.12 |
Efetuai a vossa salvação, com temor e tremor. |
Hb 10.32-39; 11.1-2, 6 |
Lembrai-vos dos dias passados, em que depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições: |
- Fostes feito espetáculo, tanto por ato criminoso, como por tribulações |
- Tornastes companheiro dos que assim foram tratados |
- Não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões |
- Com gozo aceitastes a espoliação (privar ilegalmente, desapossar com violência e fraude) dos vossos bens, sabendo que tendes uma possessão melhor e permanente. |
Não lanceis fora, então, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. |
Necessitais apenas de perseverança, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. |
1º - guardar firmes (perseverar até ao fim) a crença da nossa fé, que tem uma grande recompensa |
2º - e assim alcançar a promessa. |
Pois ainda, em bem pouco tempo, Aquele que há-de vir, virá, e não tardará. |
Mas o justo viverá pela fé, e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. |
Nós não somos daqueles que recuam, para a perdição, mas daqueles que crêem, para a conservação da alma. |
A fé é o firme fundamento (certeza), das coisas que se esperam (promessa), e da prova (o acreditar) das coisas que não se vêem. |
Por ela, os antigos, alcançaram bom testemunho. |
Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário, que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe, e que é Galardoador dos que os buscam. |
Para agradar a Deus, é preciso: |
- crer que Ele existe |
- acreditar na Sua promessa: 1 pátria celestial, 1 cidade |
- temer a Deus: deixar o pecado, e resistir até ao sangue, para sermos santos e perfeitos |
- correr com insistência (perseverança) neste trabalho. |
Por ela, os antigos, alcançaram bom testemunho. Exemplos Hb 11.3-1. |
Hb 11.13-16, 39-40 |
Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas, mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. |
Falando assim mostram que estão buscando uma pátria. |
Se se lembrassem daquela donde vieram, teriam oportunidade de voltar. |
Mas desejam uma pátria melhor, a celestial, pelo que também Deus, não se envergonha deles, e ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou |
uma cidade. |
Todos estes, embora tendo recebido o testemunho da fé, não alcançaram a promessa, visto que Deus preparava uma coisa melhor para nós, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. |
1Jo 2.25 |
Esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna. |