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Porque Deus enviou o Seu filho
Porque Deus enviou o Seu filho

Porque Deus enviou o Seu filho?
 
a)A lei sobreveio, para dar plena consciencia da falta, e quem a pratica torna-se justo.
A lei é santa e espiritual.
 
O homem é humano e fraco.
Não entende, nem mesmo o que fáz, pois fáz aquilo que não quer, o que mais detesta.
Se faz o que não quer, reconhece que a lei é boa, então não é ele que fáz, mas o pecado que mora nele (os instintos egoístas).
O querer o bem está nele, mas não é capaz de fazê-lo. Não fáz o bem que quer, mas o mal que não quer.
Quando quer fazer o bem, acaba fazendo o mal.
No seu íntimo ama a lei de Deus, mas os seus membros lutam contra o que ama, e o torna escravo do pecado.
 
Infelizes de nós, quem nos libertará deste corpo de morte?
Sejam dadas graças a Deus, por meio do messias, nosso Sr.
Deus envio o Seu único filho, numa condição semelhante à do pecado, e assim condenou o pecado, na sua carne mortal.
Deus fez isto, para que a justiça (santidade), exigida pela lei, se realizasse em nós, que vivemos segundo o Espírito, e não sob o dominio dos instintos egoístas, pois estes não podem agradar a Deus, pois não se submetem à lei de Deus.
 
Pois o fim da lei de Deus é o messias, para que todo aquele que acredita se torna justo, pela fé e não por obras.
 
Jo 12.23-28
Se o grão de trigo não cai na terra, e não morre, fica sozinho.
Mas, se morre, produz muito fruto.
Quem tem apego à sua vida - vai perde-la;
Quem despreza a sua vida, neste mundo - vai consertá-la, para a vida eterna.
(morrer para o pecado para ser salvo) (consertar, reparar, pq n dando valor ao q tem, e agarrando-se a Deus, venha conquistando a coroa) 
 
Se alguem quer servir-me, que me siga (o exemplo).
E onde eu estiver, aí também estará o meu servo.
Se alguem me serve, o Pai o honrá-lo-á.
 
Mas, agora, estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora?
Mas, foi precisamente para esta hora, que eu vim.
Pai, manifesta, a glória do Teu nome.
 
At. 3.25-26
Sois filhos dos profetas e dos homens, com quem Deus fez a aliança, quando disse a Abraão: "Através da tua descendência, serão abençoadas, 
todas as famílias da terra.
Após ter ressuscitado o seu servo (o messias), Deus enviou-o, em 1º lugar a vós, para vos abençoar, e para que cada um de vós, se converta das suas maldades.
 
At. 4.10-12
É pelo nome do messias, de Nazaré, aquele que crucificaste, e que Deus ressuscitou dos mortos.
É pelo seu nome, e por nenhum outro, que este homem está curado, diante de vós.
O messias é a pedra, que vós construtores rejeitastes, e que se tornou a pedra principal.
Não existe salvação, em nenhum outro, pois debaixo do céu, não existe outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos.
 
At. 10.37-43
Vós sabeis, o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João.
Refiro-me ao messias de Nazaré. Deus ungiu-o com o Espírito Santo e com poder.
E o messias, andou por toda a parte, fazendo o bem, e curando os que estavam dominados pelo mal, porque Deus estava com o messias.
 
At. 10.38-43
Todo aquele que acredita no messias, recebe, em seu nome, o perdão dos pecados.
 
Rm 3.25
Deus destinou-o, a ser vítima, que mediante o seu próprio sangue, nos consegue o perdão dos pecados, desde que acreditemos.
 
2Co 5.14-21
Aquele que nada tinha a ver com pecado, Deus fê-lo pecado, por nossa causa, a fim de que, através dele sejamos reabilitados por Deus.
O messias morreu, por todos nós, para que aqueles que vivem, já não vivem mais para si, mas para o messias, que por eles morreu e ressuscitou.
Porque, se alguém está no messias é nova criatura, porque Deus reconciliou o mundo, por meio do messias, não levando em conta os pecados dos homens.
(não vivam mais da carne, mas do espírito - nascer de novo - viver em santificação)
 
Jo 3.3-21
Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o Seu único filho, para que todo o que nele acredita não morra (no seu pecado), mas tenha a vida eterna.
Ele foi enviado, para que o mundo fosse salvo, por meio dele.
Quem acredita nele (nisso) não está condenado (à morte); quem não acredita já está condenado, porque este é o julgamento:
a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas, porque as suas ações eram más.
Quem pratica o mal odeia a luz, e dela afasta-se, para que as suas ações não sejam desmascaradas.
Quem age (anda) conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que as suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.
 
Jo 6.25-27
Vós procurais-me, não porque vistes os sinais, mas porque comestes os pães e ficastes satisfeitos.
Não trabalheis pelo alimento que se estraga.
Trabalhai sim, pelo que dura, para a vida eterna. 
É este alimento, que o filho do homem vos dará (morrer por nós) para que vençamos o pecado, e por conseguinte vençamos a condenação), porque é ele quem Deus Pai marcou, com o Seu selo. 
 
Jo 6.32-38
Meu Pai é que vos dará o verdadeiro pão, que vem do céu, porque o Seu pão é aquele que desce do céu, e dá vida ao mundo.
Eu sou o pão da vida.
Quem vem a mim, nunca mais terá fome, quem acredita em mim, nunca mais terá sede.
Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim.
Eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, pois eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a Daquele que me enviou.
 
Jo 6.45-62
Está escrito nos profetas: Todos os homens são instruídos por Deus.
E todo aquele que O escuta, recebe a Sua instrução, e vem a mim, pois ninguém pode vir a mim, se o Pai não o atrai.
O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus.
 
Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu. (a salvação de Deus, enviada para vós).
Quem come deste pão viverá para sempre.(quem acredita nas suas palavras, e se arrepende e se converta a Deus, tem a vida)
E o pão que eu vou dar, é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.
Se, não comerdes a carne, do filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida eterna em vós, pois só assim a tereis, e eu ressuscita-lo-ei no ultimo dia. (quem não aceitar estas palavras e obedecer, não recebe o perdão de Deus nem a salvação).
 
Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, vive em mim, e eu vivo nele. (anda na luz)
Porque a minha carne é a verdadeira comida, e o meu sangue é a verdadeira bebida.
(é o único, válido para sempre, para nos salvar).
E, como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai; assim também, aquele que me receber, c/o alimento (que me escutar), viverá por mim 
(pelo sacrifício do filho terá vida).
Isto escandaliza-vos?
E, se virdes o filho do homem, subir para o lugar, onde estava antes?
 
Jo 6.37
Se alguém tem sede, venha a mim. (sede de verdade e justiça)
Aquele que acredita em mim, beba. (beber da verdade, aprender da vontade de Deus)
o messias disse isto, referindo-se ao espírito santo, que deveriam receber, os que acreditassem nele. Que só viria quando o messias fosse glorificado.
(Só aqueles que não estão satisfeitos com a vida, com a situação, é que irão aderir a o messias, porque procurarão ansiosamente uma alternativa).
 
Jo 8.12
Eu sou a luz do mundo (direciona e mostra o caminho - o exemplo a seguir).
Quem me segue (quem se deixa guiar pela luz), não andará nas trevas (não andará cego), mas possuirá a luz da vida (a verdade que leva à vida).
 
Jo 12.35-36
A luz ainda estará no meio de vós, por um pouco de tempo. 
Procurai caminhar e acreditar na luz, enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam, e vos torneis filhos da luz.
Quem caminha nas trevas (às escuras), não sabe para onde vai.
 
Jo 12.46-55
Eu vim ao mundo como luz (para iluminar, para dar luz aos nossos caminhos, mostrar o caminho a seguir), para que todo aquele que acredite em mim, não fique nas trevas (no pecado).
 
Quem me ouve e não me obedece, eu não o condeno, pois não foi por isso que eu vim.
Eu vim para salvar o mundo.
 
Jo 10.7-18
Aquele que não entra pela porta (quem não obedece à palavra) no redil (reino de Deus) das ovelhas é ladrão (falso discipulo/profeta). - (para entrares no reino de Deus tens que obedecer à palavra)
 
Mas, o que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. 
Eu sou a porta das ovelhas. Quem entra por mim será salvo. Entrará, sairá e encontrará pastagens.
Eu vim para que tenham vida em abundância.
Eu sou o bom pastor, que dá a vida pelas ovelhas, ao contrário do mercenário (o que trabalha só pelo lucro).
Este, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, porque trabalha só por dinheiro, e não se importa com as ovelhas.
Então, o lobo ataca as ovelhas e despersa-as.
 
Eu conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me, assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai.
Eu dou a vida pelas ovelhas.
O Pai ama-me, porque dou a minha vida, para tomá-la de volta.
Ninguém me tira a vida, eu dou-a livremente. Pois tenho poder, para a dar e para tomá-la de volta - este é o mandamento que recebi de meu Pai.
 
Jo 10.27-29
As que são minhas, ouvem a minha vóz. Eu conheço-as e elas seguem-me.
Eu dou-lhes a vida eterna, e elas nunca morrerão.
Ninguém vai arrancá-las da minha mão, porque o Pai, que tudo me entregou, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai.
 
Gl 1.5
Graça e paz a vós, da parte de Deus nosso Pai, e do Seu filho, o qual se deu, a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar do presente século mau,  
segundo a vontade, de nosso Deus e Pai a quem seja a glória, para todo o sempre.
 
Rm 3.22-26
A justiça de Deus é manifestada no filho, para todos os que crêem.
Porque todos pecaram e tirados estão da glória de Deus, sendo perdoados gratuitamente pela Sua graça, através da redenção (perdão) que há no Seu filho.
Ao qual Deus propôs como propiciação (salvação), pela fé, no seu sangue.
Isto:
 - para demonstrar a Sua justiça (o Seu amor), por ter Ele na Sua paciência, deixado de lado os nossos delitos outrora cometidos.
 - para que Ele seja Justo e o Salvador daquele que tem fé no Seu filho.
 
Rm 5.13, 17
Porque, antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei, o pecado não é levado em conta.
(a lei veio porque existia o pecado no mundo, serviu para endireitar o caminho).
 
Porque, pela ofensa de um só, a morte veio a reinar para todos; também pela abundância da graça e pelo dom da justiça que pelo messias trouxe,
reinaremos com vida.
(desobediência-ofensa-pecado-juízo-condenação-morte)
(obediência-graça (amor) - justiça (morrer para o pecado/justo/certo) - justificação (perdão, santo)-vida)
 
Rm 7.4 - 8.1
Fostes mortos, quanto à lei, mediante o corpo do messias, para pertencerdes a outro (à árvore da vida), àquele que ressurgiu dentre os mortos, a fim
 (com o objetivo) de darmos frutos para Deus (de O agradarmos).
Pois, quando estavamos na carne, nas paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros, para darem fruto para a morte.
Mas agora fomos libertos da lei, morrendo para o que nos retinha, para servimos em novidade de espírito.
A lei não é pecado. Eu passei a conhecer o pecado, quando apareceu a lei, pois ela me ensinou, que aquilo que eu fazia era pecado;
eu pecava, mas não o sabia, até ela me ter revelado (árvore do conhecimentro do bem e do mal).
No entanto, apesar de passar a saber que o que fazia era pecado, e mesmo não o querendo mais fazer, não o conseguia, porque o pecado morava 
em mim, e obrigava-me a fazer aquilo que não queria.
Miserável homem que eu sou. Quem me livrará do corpo desta morte (do pecado que está em mim, que me leva à morte espiritual)?
Há uma guerra, entre o íntimo e a carne, entre aquilo que quero e o que pratico, levando-me à morte, porque jamais conseguirei vencer a minha carne.
 
Para isso é que Deus enviou o Seu filho: ao vencer a morte na cruz, deu-nos forças para vencermos o pecado, que mora na nossa carne, para 
passarmos a praticar o bem, que agrada a Deus. Por isso é que o filho diz para termos bom ânimo, porque ele venceu o mundo. Livrou-nos do pecado e da morte. Este é o amor de Deus para connosco.
Pois, por causa do pecado de Adão, todos perdemos a graça de Deus, mas Ele arranjou uma solução, para nos reconciliarmos com Ele.
Assim, ganharemos a glória de Deus, pois não seremos mais condenados, mas antes justificados (perdoados, santos).
Portanto, nenhuma condenação há para os que estão no Seu filho.
 
2Co 5.17
Se alguém está na luz, nova criatura é, pois as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo (novo céu e nova terra).
 
Cl 1.9-27
Agradecemos a Deus por nos tornar aptos para participar na herança dos santos, que é a luz.
    . Pois nos tirou do poder das trevas e nos trouxe para o reino de Seu filho amado
     -- No Seu filho é que temos a salvação: o perdão dos pecados
     --Pois o filho é a imagem (carater) do Deus invisível,
     -- O filho é o primogénito de toda a criação (Haja luz!), no filho foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e invisíveis, sejam tronos, 
sejam dominações, principados, potestades, tudo foi criado por ele e para ele.
     --Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas - o alfa e o ómega
     --Também ele é o cabeça do corpo, da igreja, é o princípio, o primogénito dentre os mortos, para que em tudo tenha a primazia. 
Porque foi a vontade de Deus, que habitasse no filho toda plenitude.
     --Havendo pelo filho feito a paz pelo sangue da cruz, reconciliando Consigo mesmo todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.
     --E o filho reconciliou-vos com Deus, a vós que éreis estranhos e inimigos, no entendimento, pelas vossas obras más
     --O filho reconciliou-vos no corpo da sua carne, pela morte, a fim do vos apresentardes perante Deus, santos sem defeito e irrepreensíveis.
 
O mistério, que esteve oculto, dos séculos e das gerações, mas agora foi manifesto aos santos, a quem Deus quis fazer conhecer, quais são as 
riquezas da glória deste mistério, entre os gentios, que é o messias em vós, a esperança da glória.
 
Cl 2.11-15
Porque tendo sido sepultados com ele no batismo, também fostes ressuscitados, pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
Pois quando estaveis mortos, nos vossos delitos e na incincuncisão da vossa carne, nos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os 
delitos.
E riscou o escrito de dívida, qua havia contra nós, cravando-o na cruz; e despojou os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles
triunfou na mesma cruz.
 
Co 1.9, 18, 28-31; 2-9
Deus é fiel, pelo qual fostes chamados, para a comunhão de Seu filho (luz).
Porque, a palavra da cruz, é grande loucura, para os que perecem, mas para nós, que fomos salvos: é o poder de Deus.
Pois, Deus escolheu as coisas desprezadas do mundo, para reduzir a nada as que são, para que nenhum mortal se glorie, porque se tiver com que se 
gloriar, que seja em Deus.
Vós sois de Deus, através do messias (da luz), o qual para nós foi feito (por Deus): sabedoria, justiça, santificação, redenção (salvação).
Porque, as coisas que estavam ocultas, que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem penetraram no coração do homem: são as que Deus 
preparou, para os que O amam.
 
1Co 11.23-26
Diz Paulo:
Porque eu recebi do messias, o que também vos entreguei: que o messias, na noite em que foi traído, tomou o pão, e havendo dado graças, o partiu e disse:
 - Isto é o meu corpo (pão da vida, palavra de Deus, sacrifício de Deus, o teu alimento), que é entregue (sacrificado) por vós (para vossa salvação, perdão dos pecados e vida eterna, reconciliação com Deus). 
   Fazei isto (comei o meu pão, a minha carne, a minha palavra, pois é o vosso alimento espiritual, acreditai) em memória de mim (para que o meu sacrifício não seja em vão).
 
Semelhantemente, depois de cear (de comer o pão), tomou o cálice, dizendo:
 - Este cálice, é o novo pacto (nova aliança, novo testamento, novo contrato, nova união), no meu sangue (preço pago por Deus, para nos resgatar das trevas para a luz).
   Fazei isto (bebei o meu sangue, santificai-vos), todas as vezes, que o beberdes, em memória de mim (para que o meu sacrifício não seja em vão).
 
 - Porque, todas as vezes, que comerdes deste pão (obedeceis à palavra), e beberdes (santificais, purificais) deste cálice, anunciais (confirmais, testemunhais) a minha morte (que o meu sacrifício não foi em vão), até que eu venha (e vos dê a recompensa).
 
1Co 15.3-10
Porque, primeiramente vos entreguei, o que também recebi: que o messias morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras.
Que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, dos quais ainda vive uma grande parte, mas alguns já
dormiram.
Depois apareceu a Tiago, e então a todos os apóstolos, e por ultimo de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo (que nasceu fora de tempo em que esteve cá o messias).
Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.
Mas pela graça de Deus, sou o que sou, e a sua graça comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles.
 
2Tl 2.13-15
…Deus vos escolheu, desde o princípio, para a santificação do espírito, e a fé na verdade.
Foi para isso, que vos chamou, pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória do Seu filho (a luz da verdade).
Assim, ficai firmes e conservai o que aprendestes.
 
1Tm 1.9-10
A lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, os parricidas
(pessoa que mata o pai, mãe, avô, avó), matricidas (pessoa que mata a própria mãe) e homicidas, para os devassos, sodomitas, roubadores de 
homens, mentirosos, perjuros, e para tudo o que for contrário à sã doutrina.
 
1Tm 1.15
O messias veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal…e alcancei misericórdia…a fim de que servisse de exemplo,
aos que haviam de crer nele, para a vida eterna.
 
Hb 4.14; 5.1, 3-10
Temos um grande sumo-sacerdote, Emanuel, o filho de Deus, que penetrou os céus, então guardemos firmemente a nossa confissão.
 
Porque todo sumo sacerdote, escolhido entre os homens, é constituido para o bem dos homens, nas coisas referentes a Deus, para que ofereça 
dons e sacrifícios pelos pecados.
E como ele próprio está cercado de fraqueza, porque é humano, também se compadecerá por aqueles que erram e que ignoram, e é por causa disso que ele oferece os sacrifícios, tanto pelos próprios pecados como pelos do povo.
Ninguém pode atribuir a si mesmo essa honra, se não for chamado por Deus, como o foi Aarão e o próprio messias.
 
E o messias, não atribuiu a si mesmo, a glória de ser sumo sacerdote, pois foi-lhe dada por Aquele que disse: 
 . tu és Meu filho, Eu hoje te gerei.
 . Tu és sacerdote, para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec.
 
Durante a sua vida na terra, o messias fez orações e súplicas a Deus, em voz alta, e com lágrimas, ao Deus que o podia salvar da morte.
E Deus escutou-o, porque ele foi submisso. 
Embora sendo filho de Deus, aprendeu a ser obediente, através dos seus sofrimentos.
E, depois de atingir a perfeição, tornou-se fonte de salvação eterna, para todos aqueles que lhe obedeçam.
Ele foi proclamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec.
(ou seja, o sacrifício que fez foi único e é valido para sempre, não haverá repetição do mesmo, pois é eterno, não haverá outro messias)
 
Hb 7.11-14, 21-28
Se a perfeição, fosse pelo sacerdócio levítico, pois sob este o povo recebeu a lei, que necessidade haveria, de que outro sacerdote se levantasse,
segundo a ordem de Melquisedec, e que não fosse contado, segundo a ordem de Arão (que não descendesse da tribo de levi - o messias veio da tribo de Judá, decendência   de Davi)?
Pois o messias procedeu de Judá, tribo da qual Moisés, nada falou acerca de servir o altar.
Mudando de sacerdócio, necessariamente se fáz mudança de lei (é como as sociedades empresariais, quando mudam de sócio, mudam também o nome da sociedade, entre outras coisas).
Jurou Deus, e não se arrependerá: tu é sacerdote para sempre (ou seja, o sacrifício que fez foi único e é valido para sempre, não haverá repetição do mesmo, pois é eterno; e nem a sua morte o invalida, pois ressuscitou).
Pois os outros foram feitos sacerdotes em grande nº, porque pela morte eram impedidos de continuarem, mas este permanece para sempre.
De tanto melhor pacto, foi feito fiador (ele é que pagou a nossa dívida, que tinhamos para com Deus, e com seu sangue nos comprou, um preço
alto).
Pois convinha termos tal sumo sacerdote: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; que não 
necessita, como os outros sumo sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por si próprio, e depois pelos pecados dos povos;
porque isso fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.
Porque a lei, constituiu sumos sacerdotes, a homens que tem fraquezas; mas a palavra do juramento (da promessa), que veio depois da lei,
constituiu ao filho, para sempre aperfeiçoado.
Hb 8.1-17, 22
. Temos um sumo sacerdote, que se assentou nos céus, à direita do trono da Majestade
. Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, que Deus fundou e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituido, para oferecer dons e sacrifícios, e era necessário, que esse sumo sacerdote, também tivesse algo para oferecer.
E não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção, pelo seu sangue, oferecendo-se a si mesmo imaculado a Deus, purificando assim a vossa consciencia das más obras, para servirdes ao Deus vivo.
Pela sua morte remiu as transgressões cometidas, debaixo do 1º pacto, para levar os chamados, a receber a promessa da herança eterna.
Onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador, pois só assim é que os testamentários recebem a herança.
E quase todas as coisas, na lei, se purificam com sangue, e sem derramamento se sangue não há remissão.
Se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, pois já havia os que eram segundo a lei, os quais servem, como figura e sombra das coisas celestiais, conforme fora ordenado a Moisés no monte: Faz conforme o modelo que viste no monte, na altura de construir o tabernáculo.
Se este primeiro fosse perfeito, não era necessário o segundo, mas Deus repreendendo-os avisou: Eis que virão dias, em que estabelecerei com
a casa de Israel e com Judá, um novo pacto: porei as minhas leis, no seu entendimento (os farei perceber, conhecer), e em seu coração as escreverei (guardarei); Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo; e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem a seu irmão, dizendo: Conhece a Deus, porque Me conhecerão; serei misericordioso para com as suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.
Hb 10.5-7, 10-14
Pelo que, entrando no mundo, disse o messias: sacrificio e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; não te agradaste de holocaustos e oblações pelo pecado. Eis-me aqui para fazer, ó Deus, a Tua vontade.
Deus tira o 1º para estabelecer o 2º.
É nessa vontade Dele, que temos sido santificados (perfeitos-puros), pela oferta do corpo do messias, feita uma vez para sempre, sentando-se para sempre, à direita de Deus, e daí por diante, esperando que os seus inimigos sejam colocados debaixo de seus pés.
 
1Jo 3.5-8
A luz se manifestou, para tirar os pecados, e na luz não há pecado.
Para isso o filho (luz) de Deus se manifestou (iluminou o mundo), para destruir as obras das trevas (morte), que é o pecado. 
 
1Jo 4.14
O Pai enviou o Seu filho como salvação do mundo.
 
Gl 4.4-5
Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu filho, nascido de mulher e sujeito à lei - para resgatar os que estavam sujeitos à lei, e 
os tornar filhos adotivos.
(Não foi enviado para nos salvar da lei, mas para nos salvar do pecado, das trevas. A lei é criada quando existe transgressão, para ensinar o que se deve e não deve fazer.
Com essa consciência do conhecimento que é certo e do que é errado, preparou-se caminho para receber a luz de Deus, a árvore da vida,
o alimento a ser provado para alcançar a vida eterna.
Assim, Deus visitou o Seu povo, enviando Seu filho amado (a luz - o Emanuel (Deus connosco)), cumprindo assim as promessas feitas a Abraão e à sua descendência.
Tinham a lei e só faltava a vida).
 
1Jo 1.2
A vida eterna estava junto do Pai e nos foi manifestada.
 
Mt 20.28; At 2.36
O filho do homem não veio para ser servido, veio para servir e dar a vida como resgate pela multidão.
(Foi por isso que o verdadeiro sentido de realeza, só se manifestou depois da ressurreição, conforme proclama Pedro ao povo de Deus:)
Saiba, com absoluta certeza, toda a casa de Israel, que Deus fez Sr. E Messias esse Emanuel que vós crucificaste.
 
Foi Deus quem nos amou, enviando-nos o Seu filho: 
 . Como vítima de expiação, pelos nossos pecados. 1Jo 4.10
 . Como salvação do mundo. 1Jo 4.14
 . Para tirar os pecados.  1Jo 3.5
 . Para que conhecessemos o amor de Deus para connosco, para que vivamos por meio do filho. 1Jo 4.9
 . Para que, o homem que acredita no filho não pereça, mas tenha a vida eterna Jo 3.16
 . O verbo fez-se carne, para ser o nosso modelo de santidade, como o exemplo a seguir de fidelidade a Deus, obediência e humildade, para obedecer a Deus e servir aos irmãos: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim" Mt 11.29
 . O verbo fez-se carne, para nos tornar participantes da natureza divina. 2Pe 1.4 (tornando-nos Seus filhos - deuses)
 . Eu sou o caminho a verdade e a vida.Ninguém vai ao Pai senão por mim. (a luz)Jo 4.16
 . E o Pai, na montanha da transfiguração, ordena: Escutai-o. Mt 9.7
 . Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.   Jo 15.12
 . Para que recuperarmos, aquilo que haviamos perdido em Adão, isto é, sermos imagem e semelhança de Deus.
 
Lc 5.32
Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam.
 
1Co 15.3-10
O messias morreu pelos nossos pecados, segunda as escrituras.
 
Fl 2.8; Is 53.11; Mt 20.28
Pela sua obediência ao Pai "até à morte de cruz", Emanuel cumpriu a missão expiatória, do servo sofredor, que justifica as multidões, tomando 
sobre si, o peso das faltas da multidão.
Deu a sua vida em resgate pela multidão, para que fossem libertos da má conduta, herdada pelos seus pais.
 
Provas de que foi enviado por  Deus:
 
Jo 5.31
Os meus testemunhos, que testificam que o meu Pai me enviou são: 
 - João
 - as obras que realizo (milagres)
 -  e as escrituras (testificam que eu viria)
 
A palavra de Deus não permanece em vós, porque não acreditais naquele (mensageiro-o messias) que Ele enviou.
Viveis a estudar as escrituras, pensando encontrar nelas a vida eterna, mas são elas que dão testemunho de mim.
Mas, não quereis vir a mim, para terdes vida eterna.
 
At 10.42
Disse Pedro: o messias mandou-nos pregar ao povo, e testemunhar, que Deus o constituiu juiz dos vivos e dos mortos. 
 
At 3.11-26
O Deus de Abraão, Isac e Jacob, o Deus de nossos antepassados, glorificou o seu servo o messias, que vós entregastes e negastes, diante de Pilatos,
 que estava decidido a soltá-lo.
Negastes o santo e justo, e pedistes clemencia para um assassino.
Mataste o autor da vida, mas Deus ressuscitou-o dos mortos.
Disto nós somos testemunhas.
 
At. 10.38-43
E nós, somos testemunhas, de tudo o que o messias fez na terra dos judeus e em Jerusalém.
Eles mataram o messias, suspendendo-o numa cruz.
Deus, porém, ressuscitou-o ao 3º dia, e concedeu-lhe manifestar a sua presença (testemunhar a ressurreição), não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus já havia 
escolhido:
A nós, que comemos e bebemos com o messias, depois que ele ressuscitou dos mortos.
E, o messias mandou-nos pregar ao povo, e testemunhar, que Deus o constituiu Juíz dos vivos e dos mortos.
 
Sobre ele, todos os profetas dão testemunho: 
Todo aquele que acredita no messias, recebe, em seu nome, o perdão dos pecados.
 
At 13.38
Ficai sabendo, irmãos, que por meio dele (o messias) é anunciado, o perdão dos pecados, e todo aquele que acredita, é justificado (perdoado)
 de todas as coisas, que a lei de Moisés não justificava.
 
Jo 10.25-26
As obras que faço, em nome do meu Pai, dão testemunho de mim.
Vós, porém, não quereis acreditar, pois não sois minhas ovelhas.
 
Jo 14.30-31
Já não tenho muito tempo para falar convosco, pois o príncipe deste mundo (trevas) vai chegar. 
Ele não tem poder sobre mim, mas vem para que o mundo reconheça que amo o Pai, e é por isso que faço tudo o que o Pai me mandou.
 
At 26.15-23
Eu constitui-te para seres meu servo e testemunha desta visão, na qual me viste, e também de outras visões, nas quais Eu te aparecerei.
Eu vou livrar-te dos judeus e dos pagãos, aos quais te envio, para que lhes abras os olhos, e assim se convertam, das trevas para a luz, da autoridade 
de satanás para Deus.
Não prego nada mais, do que os profetas e Moisés disseram, que havia de acontecer, isto é, que o messias devia sofrer, e que sendo o primeiro a
ressuscitar dentre os mortos, ele devia anunciar a luz ao povo e aos pagãos.
 
1Jo 4.14
E nós temos visto, e testificamos, que o Pai enviou Seu filho, como salvação do mundo.
 
1Jo 5.8, 10, 11-12
Três são os que dão testemunho: o espírito, a água e o sangue, e os três estão unidos.
Quem crê no filho (na luz), em si mesmo tem o testemunho.
Quem não crê em Deus, também não crê no testemunho que Deus deu do Seu filho.
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna (salvação), e esta salvação está no Seu filho (na luz).
Quem o possui (a luz) tem a vida.
 
2Pe 1.16-21
Não seguimos fábulas engenhosas, quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda do messias, pois nós fomos testemunhas oculares da sua 
majestade.
Ele recebeu, de Deus e Pai, honra e glória, quando pela Glória Magnífica (Deus), lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o Meu filho amado, 
em quem Me comprazo (agrado, sinto prazer).
E, essa voz dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com ele no santo monte.
E temos ainda mais firme, a palavra profética, à qual bem fazeis se estiverdes atentos, como a uma candeia que ilumina em lugar escuro, 
até que o dia amanheça, e a estrela da manhã surja em vossos corações.
Sabei isto: Nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação, pois nunca foi produzida por vontade dos homens; mas os homens da 
parte de Deus, falaram movidos pelo espírito santo.
 
1Jo 1.1-4
O que ouvimos e vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram, acerca do verbo (sabedoria, palavra, luz) da vida,
é o que vos anunciamos, pois a vida manifestou-se e nós vimo-la, e dela damos testemunho.
Vos anunciamos a vida eterna, que estava junto do Pai, e nos foi manifestada.
Nós vos anunciamos, o que vimos e ouvimos, para que estejais também em comunhão connosco, pois a nossa comunhão é com o Pai e o filho.
Escrevemos tudo isto, para que a vossa alegria seja completa.